Empório Aproxima abre as portas no BH Shopping - Territórios Gastronômicos

Empório Aproxima abre as portas no BH Shopping

O Empório Aproxima começou a funcionar no BH Shopping. Assim como a Feirinha Aproxima, ele reúne vários produtores e produtos de dar água na boca. O Territórios Gastronômicos visitou o espaço e conversou com os expositores.

O Empório Aproxima começou a funcionar no BH Shopping. Assim como a Feirinha Aproxima, ele reúne vários produtores e produtos de dar água na boca. O Territórios Gastronômicos visitou o espaço e conversou com os expositores.

Por Isabel de Andrade*

No primeiro piso do BH Shopping, um enorme espaço abriga as tradicionais barraquinhas do Projeto Aproxima. O ambiente chama a atenção de quem caminha pelos corredores do shopping. E quando entra no local, o visitante se depara com uma enorme de diversidade de produtos apresentados por pessoas que têm muita história para contar. Essa é a essência do Empório Aproxima, que abriu as portas na quarta-feira, dia 15 de janeiro.

Aureana Nunes trouxe bolo búlgaro e brownie da Deliceria ( Foto: Isabel de Andrade)

A Deliceria, que é uma fábrica de sobremesas, trouxe o bolo búlgaro que não leva farinha na massa e pode ser servido com sorvete de creme. O brownie tradicional é fabricado nos sabores chocolate, chocolate branco e doce de leite, que é um diferencial. A empresa mantém a loja e a fábrica no bairro Estoril, na capital mineira, e foi criada há sete anos. A proprietária, que é advogada, decidiu dar uma nova roupagem ao bolo búlgaro, que é uma receita antiga da avó. A vendedora Aureana Nunes vê na feira uma grande oportunidade de projeção em função do público que frequenta o BH Shopping.

Casa di Maria: Helton Alves Araújo Júnior fabrica doces típicos de Portugal ( Foto: Isabel de Andrade)

Os pastéis de nata da Casa di Maria parecem obras de arte na estufa. E o cheirinho que exala do forno, hum… toma conta do local. Quem comanda o negócio é o Helton Alves Araújo Júnior, que fabrica doces típicos de Portugal. No empório, estão disponíveis pastéis de nata com variados recheios. Entre eles, o tradicional, que é o creme de ovo, além de chocolate, damasco e frutas vermelhas. A Casa de Maria trouxe também para o Empório o Travesseiro de Sintra. “O público do Projeto Aproxima é muito fiel e o ponto escolhido é muito bacana”, comenta Helton.

Blu Alimentos: Arthur Patrus e a esposa fabricam doces de leite em Barbacena ( Foto: Isabel de Andrade)

Na Blu Alimentos, o visitante vai encontrar os doces de leite fabricados na Fazenda Maracujá, em Barbacena, onde fica também o laticínio. São três opções: tradicional, zero açúcar e zero lactose. O proprietário, Arthur Patrus, é a quarta geração da família que produz leite e a propriedade dele faz parte do mais novo roteiro gastronômico da região batizado de Serras Alterosas da Mantiqueira. O circuito, que reúne cinco produtores e tem o apoio do Senac, promete proporcionar uma experiência sensorial incrível aos turistas. A Blu Alimentos, que sempre está presente no Projeto Aproxima, vai participar do Empório até a terça-feira, dia 21 de janeiro.

Do Ceará para Minas Gerais: mix de castanhas de caju no Empório Aproxima ( Foto: Isabel de Andrade)

Do Ceará, veio um mix de castanhas de caju, um produto que faz parte da identidade da região. Segundo o representante da empresa Típico Ceará, Mauremberg Oliveira Pontes, os produtos são trazidos de uma cooperativa formada por moradores de uma comunidade chamada Ocara, que fica a cerca de 100 quilômetros da capital, Fortaleza. Tem castanha in natura, torrada com sal e sem sal. Na linha de doces, tem castanhas caramelizadas no leite condensado, de chocolate 73% cacau e chocolate branco. O pacote de um quilo sai por R$ 60. O de meio quilo, R$ 30.

Mauremberg Oliveira Pontes fornece castanhas de caju de uma cooperativa do Ceará ( Foto: Isabel de Andrade)

Na barraca da Típico Ceará, estão disponíveis também outros produtos como a paçoca de carne de sol e farinha de mandioca, além do mix de frutas desidratadas. É a primeira vez que a empresa participa do Projeto Aproxima e o Mauremberg, que trabalha com entregas dos produtos na capital mineira no atacado e varejo, encontrou no Empório uma oportunidade de fazer a divulgação do trabalho da empresa.

Guilherme Girão, da Norka Cervejaria, sempre participa do Projeto Aproxima ( Foto: Isabel de Andrade)

No Empório Aproxima, tem também cerveja artesanal. O Guilherme Girão, da Norka, trouxe vários tipos: Pilsen, Blond Ale com maracujá, America Pale Ale e IPA. Ele lembra que a primeira aparição da Norka foi na Feirinha Aproxima. O idealizador do projeto, chef Eduardo Maya, acompanhou de perto toda a construção da cervejaria. “Quando produzimos a primeira Pilsen levamos para o Eduardo experimentar e ele convidou a Norka para a Feirinha”, conta Guilherme. Isso foi em outubro de 2017. E desde que a cervejaria nasceu, já foram muitas participações. Segundo o empresário, a Aproxima proporciona contatos comerciais e ajudou a cervejaria a conquistar clientes fixos. “É um público com o qual a gente se identifica muito. Estar dentro do BH Shopping é uma ótima vitrine”, comenta Guilherme.

Marcelo Guimarães e a esposa, Virgínia Andrade, fabricam os famosos temperos artesanais da Especiarias Casa Branca ( Foto: Isabel de Andrade)

Outro atrativo são os temperos artesanais, o carro-chefe da Especiarias Casa Branca. A novidade ficou por conta da cebola caramelizada no vinho tinto que acompanha bem hambúrgueres, carnes grelhadas e saladas. A empresa trouxe ainda o sal gourmet, que é um mix de ervas desidratadas e sal marinho. A ideia é levar saúde com sabor. Por isso, o produto pode substituir o sal em todos os pratos como saladas, vegetais, caldos. Como opção de presentes e para deixar a cozinha mais charmosa, a dica são os kits compostos por diferentes tipos de temperos. Os produtos da Especiarias Casa Branca têm baixo teor de sódio e não levam conservantes ou corantes. “A nossa proposta é levar uma alimentação mais saudável para as pessoas”, explica a proprietária, Virgínia Andrade.

Para conhecer esses e outros produtores que fazem parte do Empório Aproxima é só visitar o espaço, que fica no primeiro piso do BH Shopping, de 10h às 22h. Informações no Instagram: @projetoaproxima.

Serviço

Deliceria

Instagram @deliceria

Contato: (31) 3318-8163

Casa di Maria

Endereço: Rua da Bahia, 1450, Lourdes, BH

Funcionamento: segunda a sábado, de 10h às 19h

Instagram: @casadimariasaboresdeportugal

Contato: (31) 99777-1224 e 2513-0215

Blu Alimentos

Instagram: @blualimentos

Site: www.blualimentos.com

Contato: (32) 99840-2548 e 99983-3621

Típico Ceará

Instagram: @tipico_ceara

Contato: (31) 99467-2882

Norka Cervejas

Instagram: @norkacervejas

Especiarias Casa Branca

Instagram: @especiariascasabranca

Contato: (31) 99987-6955 e 99203-7772

Leia também:

Especiarias Casa Branca: um negócio temperado com muito amor e com a memória afetiva da família.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1237
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments