Cursos ampliam as chances para profissionais que estão de olho no mercado dos cafés especiais - Territórios Gastronômicos

Cursos ampliam as chances para profissionais que estão de olho no mercado dos cafés especiais

Profissionais como baristas e torradores são valorizados com o crescimento do consumo dos cafés especiais. Pensando em oferecer treinamento e qualificação, a Academia do Café preparou vários cursos para o mês de fevereiro.

Profissionais como baristas e torradores são valorizados com o crescimento do consumo dos cafés especiais. Pensando em oferecer treinamento e qualificação, a Academia do Café preparou vários cursos para o mês de fevereiro.

Por Isabel de Andrade*

O mercado dos cafés especiais apresenta crescimento a cada ano no Brasil. E, junto, ele traz promissoras oportunidades de trabalho para quem atua ou pretende atuar no setor. Um dos exemplos é o barista, profissional que se encarrega de preparar e servir cafés, além de desenvolver receitas que tem o grão como ingrediente.

Um dos cursos mais procurados na Academia do Café, em Belo Horizonte, é o de barista. Pensando em proporcionar qualificação para que pretende trabalhar no segmento, a escola vai oferecer dois cursos profissionalizantes em fevereiro. Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, as aulas serão ministradas pela barista e instrutora Marianna Maia. Já no período de 18 a 20 de fevereiro, o curso será conduzido pela barista Samla Costa.

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. Só perde para os Estados Unidos, de acordo com a Organização Internacional do Café, OIC. Nós costumamos tomar por ano 81 litros de café, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, Abic. Se tem que consome, deve haver também quem presta serviços de qualidade. Outro profissional que também é valorizado com o crescimento do mercado é o torrador. O processo é importante para melhorar a qualidade e ampliar o potencial do café.

Curso de Torra

Para formar novos torradores, a Academia do Café preparou o curso de Torra. O aluno vai aprender a torrar um café por perfil, a temperatura, o tempo e as etapas de uma torra ideal. Ele ainda terá a oportunidade de torrar e provar o café para chegar ao ponto ideal. As aulas serão entre os dias 10 e 12 de fevereiro com Ivan Totti Heyden.

Ivan também vai ser o professor de outro curso, o de Classificação e Degustação. A proposta é que o aluno aprenda a educar o paladar para saber diferenciar e pontuar os cafés. O curso, que será nos dias 7 e 8 de fevereiro, vai ensinar o método de prova de cafés especiais da Associação de Cafés Especiais da América. Os participantes aprenderão desde a seleção do grão cru até a prova de cafés especiais, passando pela diferenciação de torra.

Cursos oferecem qualificação para profissionais interessados em atuar no mercado dos cafés especiais ( Foto: Caca Lanari)

Métodos de Extração

Também faz parte da programação de cursos para o mês de fevereiro um workshop sobre métodos de extração, com o torrador Luan Vital. O curso é direcionado para quem quer começar a consumir, entender e fazer cafés de qualidade em casa. O aluno vai aprender sobre a história do café especial, métodos de extração e a melhor forma de preparar o café em casa.

Academia do Café possui duas unidades em Belo Horizonte ( Foto: Caca Lanari)

A Academia do Café foi criada em 2011 e possui duas unidades na capital mineira. A proposta é proporcionar um diálogo com os produtores de café sobre a importância da qualidade do grão e oferecer treinamentos, além de proporcionar ao visitante experiências deliciosas na cafeteria.

Veja também: Barista da Academia do Café vai representar o Brasil na Austrália

Os interessados em saber mais sobre os cursos podem buscar informações no site academiadocafe.com.br

Serviço

Academia do Café

Endereço: Rua Grão Pará, 1024, bairro Funcionários, Belo Horizonte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
1014
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments