#tbt Territórios: homenagem à Dona Lucinha, Sopa de Pedra, obras de arte no prato, queijo do Serro e muito mais - Territórios Gastronômicos

#tbt Territórios: homenagem à Dona Lucinha, Sopa de Pedra, obras de arte no prato, queijo do Serro e muito mais

Relembre no tbt desta quinta a homenagem da Salgueiro à Dona Lucinha, veja como foi o último ensaio do bloco Embriagalo no Pulero Bar e confira ainda os pratos autorais do chef Eloi Moreira que foram uma releitura das obras de uma artista plástica brasileira e mais uma edição do Sopa de Pedra.

Relembre no tbt desta quinta a homenagem da Salgueiro à Dona Lucinha, veja como foi o último ensaio do bloco Embriagalo no Pulero Bar e confira ainda os pratos autorais do chef Eloi Moreira que foram uma releitura das obras de uma artista plástica brasileira e mais uma edição do Sopa de Pedra.

Por Isabel de Andrade*

Chef Edson Puiati lembra homenagem da Salgueiro à Dona Lucinha

O chef Edson Puiati relembrou a homenagem feita pela escola de samba carioca Salgueiro à cozinha de quintal de Minas Gerais representada pela chef Dona Lucinha em 2015. Um time de cozinheiros mineiros foi convidado para preparar o tropeiro na quadra da Salgueiro, no Rio de Janeiro. Mais de 4 mil pessoas foram servidas.

Foto: reprodução Instagram

Embriagalo esquenta os tamborins para o carnaval

O Embriagalo fez o seu último ensaio antes do carnaval no Pulero, o bar do atleticano. Os integrantes do bloco doaram alimentos para serem encaminhados aos necessitados. O cortejo está marcado para o sábado, dia 22 de fevereiro, às 13h, com saída prevista da Avenida Petrolina, 1.057, no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte.

Foto: reprodução Instagram

Chef Eloi surpreende convidados com jantar autoral

Chef Eloi Moreira surpreendeu os convidados do Jantar com Arte, realizado na Galeria Murilo Castro, em Belo Horizonte. Ele preparou um menu autoral com duas opções de entrada, três de prato principal e duas de sobremesa. Tudo inspirado na obra da artista plástica Anna Bella Geiger, que foi tema de um art talk antes do jantar. O cardápio foi uma releitura do trabalho da artista.

Entrada servida durante o jantar ( Foto: divulgação)
Uma das opções de prato principal servidas por chef Eloi ( Foto: divulgação)
Sobremesa apresentada sobre uma folha de jornal feita com material comestível, elemento muito presente na obra da artista tema do jantar ( Foto: divulgação)

Leia também: Chef Eloi Moreira serve jantar inspirado em obra de arte

Queijo do Serro é destaque do Festivale

O queijo foi uma das atrações do Festivale Serro 2020. Já são 36 edições do festival, que reuniu o melhor da cultura, do artesanato e da gastronomia da região, tão famosa pela produção do queijo artesanal.

Foto: Ronaldo Gomes e Henrigo Fortunato

Sopa de Pedra debaixo do viaduto

Um time formando pelos chefs Américo Piacenza, Flávio Trombino, Valdelícia Coimbra, entre outros, promoveu mais uma edição do Sopa de Pedra. Desta vez, os cozinheiros prepararam o jantar debaixo do Viaduto de Santa Tereza, na região central de Belo Horizonte. A proposta dessa ação é ocupar os espaços públicos da capital com comida, encontros e alegria.

Foto: reprodução Instagram
Foto: reprodução Instagram

Um ano do primeiro Jantar de Sobremesas

A chef Mariana Correa, da La Parisserie, lembrou a realização do primeiro Jantar de Sobremesas, em 2019. Segundo ela, um evento que provocou muitas mudanças em sua trajetória profissional.

Foto: reprodução Instagram

Doce que Seja Doce convida clientes para opinar sobre novo cardápio

A equipe da Doce que Seja Doce, em Belo Horizonte, reuniu vários clientes para um cafezão. A ideia foi testar junto aos convidados o novo cardápio da cafeteria, ouvir sugestões e atender pedidos. Entre as gostosuras que foram servidas estavam mini sonho, bolo prestígio, torradas de brioche, sanduíche frio, pastel de verdade, tirinhas de brownie com Nutella, brioche de chocolate, pãozinho de queijo, queijo com goiabada, casadinho de paçoca, torta de frango, cookies.

Foto: reprodução Instagram

Baixa Gastronomia encontra vendedor de churros em estádio

O jornalista Daniel Neto, mais conhecido como Nenel, do Baixa Gastronomia, fez um registro de dar água na boca no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro. Durante o confronto entre Patrocínio e Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro, um vendedor circulava pela arquibancada oferecendo churros aos torcedores. Segundo Nenel, a guloseima recheada com doce de leite ou chocolate era frita na hora.

Foto: reprodução Instagram

O amor verdadeiro …

E para encerrar o nosso tbt desta quinta, fique com uma frase publicada pelo Mercado da Boca e que é a cara do mineiro.

Foto: reprodução Instagram

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments