Picanha preparada na fritadeira a ar - Territórios Gastronômicos

Picanha preparada na fritadeira a ar

Que tal fazer churrasco sem usar a churrasqueira? É o que você vai aprender com o especialista em carnes, Elton Menchick. O gaúcho vai ensinar a preparar picanha na fritadeira a ar e o prato vem recheado de um delicioso acompanhamento.

Que tal fazer churrasco sem usar a churrasqueira? É o que você vai aprender com o especialista em carnes, Elton Menchick. O gaúcho vai ensinar a preparar picanha na fritadeira a ar e o prato vem recheado de um delicioso acompanhamento.

Por Isabel de Andrade*

Nessa receita, o gaúcho Elton Menchick vai te ensinar a preparar um banquete. E você poderá degustar um churrasco sem usar a churrasqueira. Isso mesmo. O utensílio utilizado para preparar a carne será a fritadeira a ar. Segundo o especialista, a carne vai apresentar sabores e aromas que vão lembrar um bom churrasco. Também será utilizado um tempero exótico a base de carvão ativado. Para acompanhar esse corte, a sugestão de Elton são batatas rústicas e cogumelos salteados. Confira os ingredientes e o modo de preparo.

Batatas rústicas com molho verde

4 batatas médias
1 galho de alecrim
1 colher de chá de páprica picante defumada
Azeite de oliva defumado
Sal e pimenta a gosto

Lave bem as batatas e corte em quatro partes, em formato de canoa, mantendo a casca. Regue as batatas com um bom fio do azeite defumado, acrescente folhas de alecrim, a páprica picante defumada, sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem até que o tempero se espalhe por todos os pedaços.
Disponha as batatas em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200° C até ficarem douradas.

Para o molho, você vai precisar de:
1 caixa de creme de leite
3 ovos cozidos
1/2 maço de salsa
1/2 maço de cebolinha
2 dentes de alho
Sal e pimenta a gosto.
Basta bater todos os ingredientes do liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Cogumelos salteados

200 g de cogumelos Paris
1 cebola média
4 mini pimentões
1 dente de alho picado grosseiramente
1 colher de sopa de chimichurri desidratado
2 colheres de sopa de manteiga
Azeite de oliva defumado
Sal e pimenta a gosto

Corte a cebola em cubos grandes, oito partes. Aqueça uma frigideira e, com uma colher de sopa de manteiga, refogue os pedaços de cebola até que fiquem douradas em um dos lados. Acrescente o alho e os mini pimentões cortados em quatro partes. Refogue até que os pimentões adquiram um pouco de cor. É importante temperar nessa etapa com um pouco de sal e pimenta a gosto. Acrescente os cogumelos cortados ao meio, junto com uma colher de sopa de manteiga e o chimichurri desidratado. Refogue até que fiquem dourados e corrija o tempero.
Na hora de servir, finalize com um fio de azeite de oliva defumado.

Aprenda a preparar o azeite defumado

A carne

2 steaks de picanha ou bife de chorizo
Quanto baste de black rub
(Preparo para duas pessoas)

O black rub é um tempero do tipo dry rub para carnes vermelhas à base de carvão ativado com outras especiarias. Esse tipo de tempero é muito comum no churrasco de estilo norte-americano, em que as carnes são defumadas por um longo período em baixa temperatura. Com adeptos desse estilo de churrasco crescendo pelo Brasil, já é comum encontrar esse tempero nos supermercados e açougues especializados.
Como alternativa ao black rub, você pode usar um dry rub para carnes vermelhas, ou ainda temperar a carne com um pouco de fumaça líquida, sal e pimenta do reino.
Corte duas fatias da picanha com espessura de aproximadamente dois dedos. Tempere com o black rub até cobrir bem todas as superfícies da carne. Pré-aqueça sua fritadeira a ar por 5 minutos a 160° C. Leve a carne para assar por 10 minutos na mesma temperatura com o lado da gordura para cima, evitando encostar nas laterais do equipamento e com um certo espaço entre os steaks para que o ar quente circule entre eles. Não é necessário virar.
Deixe a carne descansar por um minuto antes de fatiar.

Dicas:

O ponto da carne depende da espessura do corte e da potência da fritadeira ou da capacidade da mesma em manter a temperatura selecionada. Basicamente, podemos considerar para steaks de 3 cm a 3,5 cm de espessura:
160°C – 8 min: ponto menos, carne bem rosada e suculenta.
160°C – 10 min: ao ponto.
160°C – 12 min: bem passada.

Fotos: Elton Menchick

Serviço:
Instagram: @bbqgaucho
Contato: (31) 99243-6187

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments