Receitas juninas com a chef Mari: arroz doce

A receita junina de hoje é o arroz doce. Quem ensina é a chef Mari Guimarães.

A receita junina de hoje é o arroz doce. Quem ensina é a chef Mari Guimarães.

Por Isabel de Andrade*

A gente segue com as receitas juninas da chef Mari Guimarães. E ela vai ensinar a preparar um arroz doce carregado de memórias afetivas. Chef Mari diz que prefere o arroz doce sem o leite condensado, que é como a mãe dela fazia. “Sinceramente, eu acho igualmente gostoso, mas muita gente me pergunta se poderia acrescentar o leite condensado. Pode!”, é o que diz a chef. Já para as pessoas que preferem doces mais suaves, com menos açúcar, ela sugere que faça a versão sem o leite condensado. “Agora, se você for formiguinha, faça a mesma receita. Mas, ao final, no lugar de acrescentar o açúcar, acrescente o leite condensado”, explica.

Chef Mari Guimarães ensina a preparar o arroz doce no quadro especial das receitas juninas ( Foto: reprodução Instagram)

Arroz doce

Aprenda a fazer o arroz doce com a chef Mari Guimarães ( Foto: divulgação)

Coloque para cozinhar (como se fosse fazer o arroz branco do dia a dia):
1 xícara de arroz
2 xícaras de água
1 pedaço de casca de limão
Mantenha a panela semi tampada como é feito o arroz normal. Assim que a água secar e o arroz estiver macio, retire a casca de limão e junte:
700 ml de leite
1 pau de canela
10 cravos da índia
Deixe essa mistura ferver, mexendo de vez em quando em fogo baixo.
Enquanto isso, usando um fouet (batedor de arame), bata bem 2 gemas com 1/2 xícara de açúcar, até ficar uma misturinha cremosa. Acrescente uma concha do leite fervendo (retire da superfície da panela para não deixar que entrem grãos de arroz junto). Misture tudo como se fosse uma gemada e jogue dentro da panela do arroz novamente. Nesse momento, mexa bastante porque começará a engrossar bem.
Prove e vá acrescentando açúcar até chegar no nível de doçura que você gosta.
Mantenha no fogo até atingir a consistência que você deseja, mas lembre-se que depois de gelado, engrossa muito mais. Retire o pau de canela e leve para gelar.

Serviço:
Instagram: @doce_mari_confeitaria
Contato: (31) 99903-1674

Leia também:

Receitas juninas com a chef Mari: curau cremoso de copinho

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
383
Article Categories:
Receitas