Chef Eduardo Avelar encara o Divã do Chef - Territórios Gastronômicos

Chef Eduardo Avelar encara o Divã do Chef

Dois chefs e uma paixão: a gastronomia. Nesta terça, 22 de setembro, o chef Eduardo Avelar será o entrevistado do chef Rogério Duarte no programa “No Divã do Chef”. Não perca.

Dois chefs e uma paixão: a gastronomia. Nesta terça, 22 de setembro, o chef Eduardo Avelar será o entrevistado do chef Rogério Duarte no programa “No Divã do Chef”. Não perca.

Por Isabel de Andrade*

Dois chefs que têm mais em comum mais do que o amor pela gastronomia. Ambos redirecionaram suas trajetórias profissionais para se dedicar à arte de transformar os alimentos. Rogério Duarte atuou como psicólogo durante 15 anos. Já a primeira formação de Eduardo Avelar foi em Arquitetura. Mas, em determinado momento da vida, os dois decidiram mudar o rumo da carreira e se tornaram chefs de cozinha. Certamente, a conversa sobre essa transformação vai parar no Divã do Chef desta terça-feira, dia 22 de setembro.

Chef Rogério Duarte conduz o programa No Divã do Chef via live no Instagram ( Foto: reprodução Instagram)

O programa, apresentado pelo chef Rogério Duarte e transmitido via live no Instagram, estreou no início do mês. A proposta é receber um convidado por semana para uma conversa permeada pelas sensações, aromas e sabores despertados pela gastronomia.

Chef Eduardo Avelar será o entrevistado do programa No Divã do Chef desta terça, dia 22 de setembro ( Foto: reprodução Instagram)

O chef Eduardo Avelar será o entrevistado desta terça, quando vai ser exibida a quarta edição do programa. Rogério informou que pretende esmiuçar toda a trajetória do colega, que é considerado por muitos o antropólogo da gastronomia. Por que? Porque dedicou uma vida às pesquisas sobre as influências culinárias que forjaram a identidade gastronômica do povo mineiro.

Desde o festival que promoveu em Ouro Preto quando voltou dos estudos na França, o chef Eduardo Avelar percorreu o estado de norte a sul, de leste a oeste. Em cada canto, desvendou a riqueza da culinária, do saber e da gente que faz das receitas e dos ingredientes importantes instrumentos de reconhecimento da nossa cultura. Assim, surgiu o projeto Sabores de Minas em 2003, que envolvia a publicação de guias distribuídos pelo Jornal Estado de Minas.

Anos depois, o projeto se tornou ainda mais robusto com a chegada do Territórios Gastronômicos. Avelar se aprofundou nas pesquisas sobre as características regionais que definem a identidade gastronômica de cada canto de Minas Gerais. Dividiu, então, o estado em cinco territórios gastronômicos e 30 subterritórios. Tantas pesquisas e descobertas sinalizam para a importância de políticas públicas que tragam investimentos para o segmento.

Esses anos todos de trabalho e descobertas estão no mais recente livro publicado por Eduardo Avelar, “Cozinha Mineira – dos quintais aos territórios gastronômicos”. A obra, as pesquisas, as estudos, a trajetória do chef vão ser tema da conversa com Rogério Duarte. Não perca. É só acessar o perfil do Instagram @chefrogerioduarte a partir de 21h e conferir esse bate-papo.

Serviço:
No Divã do Chef com o chef Eduardo Avelar
Data: 22 de setembro
Horário: 21h
Instagram: @chefrogerioduarte

Leia também:

Chef Eduardo Avelar lança livro no Dia da Gastronomia Mineira

Siga: @territoriosgastronomicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments