Cocada de mel ao forno: receita simples e deliciosa - Territórios Gastronômicos

Cocada de mel ao forno: receita simples e deliciosa

Uma receita realmente irresistível para quem não abre mão de uma doçura após as refeições ou mesmo para adoçar seu dia a qualquer hora. Experimente!

Uma receita realmente irresistível para quem não abre mão de uma doçura após as refeições ou mesmo para adoçar seu dia a qualquer hora. Experimente!

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais:

INGREDIENTES

● 2 kg de coco ralado com a casca

● 500 ml de mel

● Claras de 12 ovos

● 1 kg de açúcar cristal

● Óleo para untar

COMO FAZER

Pôr os ingredientes numa vasilha, misturar bem e levar ao fogo. Mexer

até o açúcar derreter, a massa engrossar e ficar homogênea. Retirar do fogo

e, após esfriar, amassar bem. Despejar colheradas da massa em uma

assadeira untada e levar ao forno, até dourar.

*Receita fornecida por Nisséa Marieta Corrêa e Luiz Alexandre Corrêa, de Maria da Fé para o Projeto Sabores de Minas

As altas temperaturas se despedem e, com o inverno chegando, o friozinho começa a dar as caras. Para aproveitar a nova estação que se aproxima nada melhor do que percorrer as cidades do Sul de Minas, onde a temperatura é, mais que tudo, atrativo turístico.

E é desta bela região de vales e serras que o Sabores de Minas traz toda a riqueza de forno e fogão. A viagem começa em Maria da Fé, simpática e charmosa cidade a 467 quilômetros de Belo Horizonte. Em busca de iguarias típicas, encontramos uma receita marcada pelo sabor e tradição: a cocada de mel, carro chefe da padaria Tiaguinho, que, há quase 50 anos, oferece à pacata cidade caprichadas quitandas mineiras e atendimento de fazer qualquer um se sentir em casa.

À frente do estabelecimento estão os irmãos Nisséia Marieta e Luiz Alexandre Corrêa, parte da terceira geração da família a comandar o negócio. O entra e sai de fregueses – turistas principalmente – prova que a fama da cocada atravessa as divisas do estado.

Tanto que é comum ver gente de longe pedir várias unidades do doce para levar. A padaria é simples e remete aos antigos comércios. Apenas um grande balcão separa atendentes e clientes e, pela vitrine, os produtos se revelam uma tentação.

Quem não resiste, certamente não se arrepende.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Maria da Fé está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

Veja mais receitas de doces dos Quintais de Minas Gerais:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments