Pavê de Amendoim: uma receita fácil e deliciosa - Territórios Gastronômicos

Pavê de Amendoim: uma receita fácil e deliciosa

Uma doce receita que fez história em Juiz de Fora. Muito fácil de fazer! Experimente!

Uma doce receita que fez história em Juiz de Fora. Muito fácil de fazer! Experimente!

Pavê de amendoim

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 250 g de amendoim sem casca torrado e moído

– 150 g de açúcar refinado

– 150 g de manteiga

– 500 g de creme de leite

– 200 g de biscoito tipo maria

Material

– 1 aro redondo de 20 ou 25 centímetros de diâmetro ou uma forma com fundo removível com a mesma medida

Preparo:

Na batedeira, misturar o açúcar e a manteiga por 10 minutos. Pôr o creme de leite e o amendoim previamente torrado e moído e misturar com uma colher. Montar o pavê em um prato com o aro redondo ou uma forma de fundo removível, alternando camadas de biscoito e creme, sendo que a primeira será a de biscoito e a de creme irá finalizar. Deixar na geladeira por quatro horas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710155954551268u.jpg

*Receita fornecida por Márcio Barbosa da Silva, de Juiz de Fora para o Projeto Sabores de Minas

Doce tradição

A jornada pela culinária da Mata chega ao fim, com uma mala cheia de surpresas gastronômicas. Para fechar a viagem com chave de ouro, um pulinho a um dos estabelecimentos mais tradicionais de Juiz de Fora, a Fábrica de Doces Brasil. Criada em 1945 pelo alemão João Jaime Estiguer, a loja, que se expandiu para mais duas unidades, continua na família, administrada por netos e filhos do europeu. Responsável por uma das filiais do Centro, o jovem Diogo Estiguer conta que, em todos esses anos, a casa passou por mudanças para atender a uma nova demanda.

“No início, o foco era nas tortas doces, mas hoje trabalhamos mais com o lanche rápido e, por isso, investimos nos salgados.” Mas os doces ainda estão lá e são capazes de enlouquecer os amantes dessas iguarias. A maioria das tortas, entre elas o pavê de amendoim, costuma sair assim que é posta na vitrine. “No frio, os doces saem mais rápido. Acho que é porque as pessoas comem mais nessa época do ano”, diz o gerente de uma das unidades, Márcio Barbosa da Silva.

Para ele, o sucesso da Doces Brasil se deve à qualidade dos produtos. Entre o público que freqüenta a casa para lanchar, Márcio consegue identificar uma clientela mais tradicional. “Há pessoas que vêm há anos. Todos os dias as vemos aqui”, afirma. Pavê saboreado e aprovado, é hora de partir. Depois de mergulharmos nesta enxurrada de costumes e culturas, a volta para casa já deixa saudades no paladar.

Até a próxima!

Mapa dos Territórios gastronômicos de Minas Gerais: O município de Juiz de Fora está localizado no Território Mantiqueira/Mata Brejaúba

EA/TG – MANTIQUEIRA/MATA BREJAÚBA

Ainda não escolheu o presente para alguém especial? Veja a sugestão dos Territórios Gastronômicos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments