Bolo de Mandioca com erva doce

Mais uma jóia da Mestra Quitandeira Tia Zinha do Jequitinhonha. Experimente!

Mais uma jóia da Mestra Quitandeira Tia Zinha do Jequitinhonha. Experimente!

Bolo de mandioca com erva-doce

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 kg de mandioca ralada, sem espremer

– 1 coco pequeno ralado, sem espremer

– 1 xícara (chá) de leite

– 3 ovos batidos

– 1 xícara de manteiga de garrafa

– 2 xícaras de queijo curado, ralado

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 1 colher (chá) de erva-doce

– 2 xícaras (chá) de açúcar cristal

Preparo:

Misturar todos os ingredientes numa vasilha e mexer com uma colher de pau. Untar um tabuleiro com manteiga, polvilhar com farinha de trigo e sacudir para tirar o excesso. Despejar a massa e levar ao forno (180 graus), de 30 a 35 minutos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710170443407331u.jpg

*Receita fornecida por Evailde Pereira Silva, a Tia Zinha, de Jequitinhonha para o Projeto Sabores de Minas
Conheça a receita do famoso Bolo Gabriel da Tia Zinha

Amor ao forno

Na varanda da casa ampla e arejada, a família se reúne. Cada um conta uma história, recorda as travessuras dos filhos, fala da vida e, quase sempre, dá detalhes da receita de um prato. A casa de Evailde Pereira Silva, a Tia Zinha, em Jequitinhonha, a 677 quilômetros de Belo Horizonte, ganha ares de festa quando ela prepara salgados ou doces. Famosa na cidade pela qualidade dos petiscos, bolos e tortas, a ex-professora diz que aprende um pouco mais a cada dia.

Pura modéstia. Com a mão na massa, ela assa, em pouco tempo, o Bolo Gabriel, uma homenagem ao netinho de sete meses, ou recria um dos mais tradicionais do Vale, o bolo de mandioca. “Tem muita gente que não gosta de erva-doce, mas eu ponho, pois dá um gostinho especial”, explica Tia Zinha. Diante das panelas, ingredientes e demais utensílios, a ex-professora se torna de novo uma mestra e ganha os olhares atentos da amiga Léa Figueira da Silva, de 25 anos.

“Tudo o que ela faz é perfeito, fruto do amor”, diz a moça. Bem, depois do bom papo, está na hora de provar as iguarias. O café recém-coado, as fatias de bolo, a tarde quente. Nada como saborear cada momento bom da vida!

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Jequitinhonha está localizado no Território dos Rios/Rio Jequitinhonha

EA/TG – RIOS/RIO JEQUITINHONHA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.