Peixe salgado do Jequitinhonha - Territórios Gastronômicos

Peixe salgado do Jequitinhonha

Conheça mais uma receita que tem o DNA do Território dos Rios em Minas gerais. O Peixe trinchado e salgado, seco no tempo é uma das principais marcas históricas dos rios do estado, herança dos costumes indígenas. Confira a receita.

Conheça mais uma receita que tem o DNA do Território dos Rios em Minas gerais. O Peixe trinchado e salgado, seco no tempo é uma das principais marcas históricas dos rios do estado, herança dos costumes indígenas. Confira a receita.

Veja outras receitas do Jequitinhonha: Doce de Jaca Dura e Licor de Tamarindo

Peixe salgado

Da Série: Receitas históricas de Minas Gerais*

Ingredientes:

  • 2 traíras limpas e inteiras, de aproximadamente 200 g cada
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de banha de porco ou óleo
  • 1 colher (café) de colorau
  • 1 cebola e 1 tomate, cortados em rodelas
  • 1 xícara de água, mais o suficiente para cobrir o peixe quando ele estiver de molho
  • Cheiro verde a gosto

Preparo:

Temperar as traíras com o sal e deixá-las penduradas, da mesma maneira que se faz a carne-de-sol, cobertas com pano ou plástico, para protegê-las, de um dia para o outro.

Depois de seco, deixar o peixe de molho na água, por uma hora.

Em uma panela, pôr a banha ou o óleo e o colorau.

Cortar o peixe em postas e refogá-lo (incluindo a cabeça).

Em seguida, pôr a xícara de água e, assim que ferver, acrescentar o tomate, a cebola e o cheiro verde.

Deixar cozinhar, com a panela tapada, por 10 minutos.

Peixe salgado : Receitas de Jequitinhonha-MG

*Receita fornecida por Crisolino Pedro dos Santos, de Jequitinhonha para o Projeto Sabores de Minas

Foto: Projeto Sabores de Minas


Simplicidade e emoção à mesa

A imagem do velho barranqueiro de chapéu, com sua vara de pescar apoiada em um dos ombros, o embornal surrado sobre o outro, carregando o fruto de sua pesca, ilustra a alma do povo ribeirinho do Vale do Jequitinhonha. Serve também de inspiração para as belas esculturas de barro feitas pelos artesãos locais.

Caminhando por Jequitinhonha, essa figura salta aos olhos do viajante, como se uma das peças artesanais tivesse ganhado vida. Quem vem pela estrada é Crisolino Pedro dos Santos, que aos 93 anos esbanja força para caminhar até o rio, onde pesca traíras.

Com elas, prepara um refogado que saboreia com a mulher, Rita Antônia. Crisolino faz questão de abrir suas portas às visitas e dar as dicas para fazer o peixe. “Eu limpo, retalho, salgo, e deixo pendurado para murchar”, conta, descrevendo uma prática usada há séculos para conservar alimentos na falta de geladeira.

Pai de 13 filhos e avô de tantos netos que até já perdeu a conta, Crisolino se recorda da velha Jequitinhonha, que diz ter mudado muito desde sua juventude. “Nas margens do rio tinha gameleira e pé de jenipapo. Até Lampião passou por aqui”, conta.

Ao se despedir, o caboclo vem à porta e Rita observa pela janela. Uma cena para ficar guardada na memória, assim como seu simples, mas saboroso peixe.

Mapa dos Territórios gastronômicos de Minas Gerais: o município de Jequitinhonha, está localizado no Território dos Rios/Rio Jequitinhonha

EA/TG- RIOS/RIO JEQUITINHONHA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments