Sabores do Vale: Café! Nossa riqueza, nossa história! - Territórios Gastronômicos

Sabores do Vale: Café! Nossa riqueza, nossa história!

Acompanhe mais uma coluna Sabores do Vale da jornalista Izabelle Carli de Santa Rita do Sapucaí, saiba um pouco mais sobre os cafés especiais e as atrações do turismo gastronômico na região. Veja também uma receita especial preparada com café

Acompanhe mais uma coluna Sabores do Vale da jornalista Izabelle Carli de Santa Rita do Sapucaí, saiba um pouco mais sobre os cafés especiais e as atrações do turismo gastronômico na região. Veja também uma receita especial preparada com café

Veja também: Pão Cheio – Patrimônio de Santa Rita do Sapucaí

Café! Nossa riqueza, nossa história!

Por: Izabelle Carli*

Falar sobre o café em Santa Rita do Sapucaí é relembrar nossa história, nossas memórias afetivas mais queridas, porque crescemos em uma pequena cidade rodeada de pés de café, passamos a infância correndo no meio do cafezal, e aprendemos a tomar o tradicional cafezinho passado no coador de pano muito cedo!. Parafraseando a querida escritora santa-ritense, Edméa Sodré de Azevedo Carvalho, em seu texto de apresentação do livro ‘Delícias do Café – Receitas com Café “, de Marina de Castro Barbosa, cuja a primeira edição foi lançada em 2004, e já caminhamos, em 2022, para a quinta edição, ” a história do café é igual à sua lenda: sempre repetida, muito conhecida e de sabor inigualável”.

O café faz parte da vida do mineiro, e não é diferente nesta pequena cidade do sul de Minas, conhecida como Vale da Eletrônica por suas indústrias de tecnologia, suas escolas de excelência e seu empreendedorismo e inovação, e agora também reconhecida pelo Ministério do Turismo como integrante da Rota do Café de Minas Gerais, reconhecimento que vem atraindo turistas do Brasil e do mundo para conhecer as origens da bebida, participar de vivências de degustação de café e visitar fazendas produtoras que oferecem a experiência do “pé à xícara”. São propriedades que sempre desenvolveram a lavoura cafeeira e que agora abrem suas porteiras para a visitação de turistas e “coffee lovers”.

Delícias do café

O Delícias do Café é um projeto criado em 2004 pela extensionista da Emater, Marina de Castro Barbosa, com o objetivo de capacitar e estimular mulheres, especialmente da zona rural, a produzir quitutes a base de café como fonte de renda, e também para aqueles amantes da culinária, que poderiam criar receitas com café e participar de concursos e ter suas receitas publicadas no que acabou virando um livro. Desde então, as delícias do café, festival de gostosuras à base de café, coordenado pela Marina, são apresentadas, degustadas e disputadas em eventos públicos, particulares e até do governo do estado de Minas Gerais.

Delícias do Café: Treinamento em Cachoeira de Minas – 2019


Marina de Castro Barbosa , da Emater Santa Rita do Sapucaí, criadora do projeto Delícias do Café, lançando mais uma edição do livro em Belo Horizonte

Em 2021, com apoio da Emater Santa Rita do Sapucaí, realizamos o I Sabores do Café, um festival de estímulo à criação de novos pratos com café, nos bares, restaurantes, cafeterias e, também , para o pessoal do delivery. Fez tanto sucesso que acabou contando com a presença da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, para participar de uma rodada de degustação e pontuação dos pratos, que serão apresentados na próxima edição do livro.

foto 35.jpg

A Secretária Ana Valentini, participou da degustação dos pratos à base de café desenvolvidos para o I Festival Sabores do Café, encontro realizado na Pousada do Barão

Rota do Café

Hoje iniciamos um passeio pela rota do café em Santa Rita do Sapucaí, apresentando receitas com café, e um pouco das fazendas que já estão disponibilizando roteiros especiais para os turistas que queiram participar da experiência de conhecer um cafezal, entender toda a cadeia produtiva e, ao final, degustar um café especial preparado na hora, acompanhado, claro, de deliciosos quitutes. Vamos apresentar também as cafeterias, os receptivos e tudo de bom e de gostoso que envolve o fantástico mundo do café. E também vamos falar do movimento de mulheres empreendedoras do café que temos aqui!

Comece deliciando-se com a receita do Chef Pablo Nogueira, um carioca que virou santa-ritense, publicada no livro Delícias do Café e apresentada na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte:

RECEITA

Costela de porco com molho de café e purê de pinhão

Para 2 pessoas

Ingredientes:

-1kg de costela de porco

-500 ml de água para café

-Café (a quantidade fica a critério de quem irá fazer o molho, podendo fazer ele bem forte ou mais leve. A sugestão é que se faça um café mais forte)

-Açúcar

-200g de pinhão cozido, descascado e processado

-1/2 cebola bem picada

-1 creme de leite

– 1 pitada de noz moscada

– Sal a gosto

– Manteiga a gosto

Modo de fazer:

-Costela

Colocar a costela numa assadeira, coberta com papel alumínio, botar sal e assar em fogo médio por duas horas ou quando sentir que ela está bem assada, quase desmanchando. Retirar o papel alumínio e passar o molho de café com um pincel. Aumentar o forno e voltar com a costela. A medida que o molho for secando, pincelar mais molho na costela. A costela estará pronta quando tiver uma camada de molho em cima. Nem muito fina, mas também não muito grossa, pois o molho é bom forte.

-Molho

Pegar o café pronto e esquentar numa panela rasa. Acrescentar o açúcar aos poucos e mexer com uma colher. A intenção é adoçar e engrossar o café. Prestar atenção para não adoçar o café demais. Se já tiver doce e não tiver engrossado, deixar reduzir mais em fogo baixo. A textura do molho deve ser melada, para quando passar na costela, não escorrer muito.

-Purê de pinhão

Refogar numa panela a cebola bem picada na manteiga. Quando começar a dourar, adicionar o pinhão processado. Abaixe um pouco o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa bem para o pinhão incorporar o creme de leite e ficar uma massa homogênea. Acrescentar uma ou duas colheres de manteiga para dourar mais o purê. Desligue o fogo, acrescente uma pitada de noz moscada e acerte o sal.

-Montagem

Porcione a costela, e sirva uma parte num prato branco. Caso queira regue com um pouco mais de molho. Do lado sirva duas colheres de sopa do purê. Para a decoração, polvilhe o pó de café na borda do prato e decore o purê com um ramo de erva ou flor comestível.

WhatsApp Image 2021-10-19 at 11.40.53.jpeg

Chef Pablo Nogueira, um carioca que enriqueceu a cena gastronômica de Santa Rita do Sapucaí com um olhar contemporâneo sobre a tradicional comida mineira

E, para conhecer a história do cultivo do café em Santa Rita do Sapucaí, sugiro a leitura do Empório de Notícias, em sua coluna História de Santa Rita do Sapucaí, que segue no link abaixo.

http://www.emporiodenoticias.com/o-cultivo-do-cafe-em-santa-rita/#:~:text=Segundo%20o%20historiador%20Ideal%20Vieira,volta%20de%201870%2C%20pelo%20Sr.&text=Em%201876%2C%20o%20caf%C3%A9%20alcan%C3%A7aria,um%20importante%20produtor%20da%20regi%C3%A3o.

Vale a pena conhecer: Pousada do Barão: @pousadadobarao -cantinho mágico em Santa Rita, hospedagem e cafeteria!

*Izabelle Carli Jornalista, produtora cultural, amante de livros e bichos, não necessariamente nesta ordem.Organizadora do Festival de Gastronomia e Cultura de Santa Rita do Sapucaí – Sabores do Vale e do Festival do Livro do Vale da Eletrônica- Festivale. Em tempos de pandemia, lançou canal no YouTube apresentando a gastronomia da cidade com receitas e dicas de aproveitamento total de alimentos.

Instagram: saboresdovalesrs

YouTube: Sabores do Vale SRS

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

WordPress

[…]Sites of interest we have a link to[…]