Sabores do Vale: vivencie a rota turística do café em Santa Rita do Sapucaí - Territórios Gastronômicos

Sabores do Vale: vivencie a rota turística do café em Santa Rita do Sapucaí

Acompanhe mais uma coluna Sabores do Vale e conheça as melhores atrações gastronômicas e os famosos cafés especiais do Vale do Sapucaí. Desfrute ainda de uma deliciosa receita de drink com café. Confira!

Acompanhe mais uma coluna Sabores do Vale e conheça as melhores atrações gastronômicas e os famosos cafés especiais do Vale do Sapucaí. Desfrute ainda de uma deliciosa receita de drink com café. Confira!

O Café, ah o café!

Por: Izabelle Carli*

Então vamos lá! Eu já contei que agora Santa Rita do Sapucaí faz parte da Rota do Café do Ministério do Turismo. Isto significa que se você quiser conhecer a produção de cafés especiais, visitar plantações e terreiros de café das fazendas produtoras, caminhar por um cafezal de verdade, entender todas as etapas do plantio à colheita, até o beneficiamento e venda do café para o mercado, é só vir pra cá. E tudo isso tomando uma das bebidas mais festejadas do mundo ( que não me ouçam a cerveja e o vinho, hehe! ). E, cá entre nós, mesmo quem toma cerveja, ou vinho, arremata tudo com um cafezinho, não?

Bom, aí voltamos à Rota do Café de Santa Rita do Sapucaí, que inclui roteiros turísticos especialmente elaborados para você ter a melhor experiência com o café. Seja você um apaixonado por café, um pesquisador, um curioso, um turista acidental, vale a pena!

Para nós, do interior, como gosta de dizer o mineiro, um pé de café é coisa normal, faz parte do nosso dia a dia. Mas, vale lembrar que muita gente da “cidade grande” pode nunca ter tido a oportunidade de visitar um cafezal , ou qualquer plantação, de perto. Pode nunca ter tido a experiência de estar próximo de animais como uma vaca, um cabrito, um cavalo. Pisar na terra, sentir o cheiro do mato, ouvir os animais soltos na natureza, em seu habitat natural, é uma experiência encantadora.

E, sim, sou contra zoológicos e uso de animais em circos ou em qualquer atividade que envolva exploração e crueldade com os animais.

Mas, voltando ao assunto, além das fazendas que já oferecem os roteiros sensoriais em seus cafezais, você pode visitar também as charmosas cafeterias que temos na cidade, lugares aconchegantes onde você pode jogar conversa fora tomando aquele café especial, um drink a base de café, comer um brownie de café, uma queijadinha de café….

E você sabe o que é café especial? Segundo a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA ( Specialty Coffee Association), café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia ( que vai até 100 ). São avaliados os seguintes atributos: fragrância/aroma; ausência de defeitos; doçura; sabor; acidez; corpo; finalização, harmonia. O café especial possui características únicas e é impossível não sentir a diferença entre ele e o café tradicional.

A Fazenda Delta é uma das fazendas que está oferecendo um roteiro especial! Os visitantes participam de uma dinâmica sensorial degustando diferentes tipos de cafés.Depois visitam a lavoura, onde, além de informações e curiosidades sobre o plantio, podem desfrutar de experiências únicas como balançar entre os pés de café e curtir a paisagem deslumbrante da Fazenda.

Para completar o ciclo do café, os visitantes conhecem o pós-colheita e os principais meios de processamento do café e, ao final, vão em direção à torrefação, onde degustam os cafés dblack – integralmente produzidos na Fazenda Delta.

Além das experiências relacionadas ao café, os visitantes também têm contato com a Fazendinha Dblack e podem alimentar alguns dos animais locais.

Saiba mais: https://dblack.com.br/rota-do-cafe/

E por aqui também temos o barista campeão brasileiro 2020 do Global Coffee Championship, o Newton Openheimer, fundador do Madeira Café e criador do drink Acayá Papaya, que você tem que vir experimentar.

Experimente esta delícia no Madeira Café ( @madeira.cafe ), quando vier a Santa Rita!

E a receita de hoje é?

Café Ardente

De Dona Rachel Guido Rocha Lemos, uma figura muito querida na cidade e que dedicou sua vida a ajudar o próximo, especialmente as crianças, através da Sociedade de Assistência à Criança Carente de Santa Rita do Sapucaí. Esta receita está no livro “Delícias do Café”.

Ingredientes:

1 litro de água

4 colheres ( sopa ) de pó de café

2 cascas de canela

4 cravos da índia

1 xícara ( chá ) de rum

½ xícara ( chá de licor de laranja

2 latas de leite condensado

Modo de fazer:

-Ferva a água com a canela e os cravos. Com essa água, faça o café, usando todo o pó de café. Acrescente o rum, o licor e o leite condensado, misture bem. Deixe aquecer até iniciar fervura. Sirva em taças. Decore com chantilly e, por cima, ou na borda da taça, coloque uma rodela de laranja.

Izabelli Carli

*Izabelle Carli , nova colaboradora do Territórios Gastronômicos é Jornalista, produtora cultural, amante de livros e bichos, não necessariamente nesta ordem. Organizadora do Festival de Gastronomia e Cultura de Santa Rita do Sapucaí – Sabores do Vale, do Festival do Livro do Vale da Eletrônica- Festivale e de eventos de experiência. Em tempos de pandemia, lançou canal no YouTube apresentando a gastronomia da cidade com receitas e dicas de aproveitamento total de alimentos.
YouTube: Sabores do Vale SRS

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

Veja também:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments