Sabor e Poesia: Sol do Cerrado - Territórios Gastronômicos

Sabor e Poesia: Sol do Cerrado

Deguste mais uma deliciosa crônica do amigo e colaborador do Territórios, José Janser, de Montes Claros e veja uma dica de receita com a cara e o sabor do cerrado mineiro.Strogonoff de carne de sol com pequi e outras coisinhas de lá

Deguste mais uma deliciosa crônica do amigo e colaborador do Territórios, José Janser, de Montes Claros e veja uma dica de receita com a cara e o sabor do cerrado mineiro.Strogonoff de carne de sol com pequi e outras coisinhas de lá

Veja outra crônica do José Janser sobre o sertão:

A Venda do Seu Mundé: coisas do interior de Minas

Sol do Cerrado

Por: José Janser*

O Cerrado é largo, espaçoso, tortuoso na forma mais livre e espontânea de sua vegetação crescer, de suas águas brotarem e de seu horizonte se expandir rumo ao infinito.

Tão largo é este Cerrado que nele muita coisa cabe, inclusive um sol que de tão seu, se tornou habitante. Este sol é sinônimo de sabor, de ardência e porque não de resistência? Sabor da carne de sol norte mineira, macia, suculenta, de gordura amarelo sol contrastando com o ressequido “sertão”. Carne de um gado que anda solto, que se alimenta à pasto no largo Cerrado.

E o pequi? não é ele o sol em si encarnado? bote assunto em seu formato, em sua cor e em sua energia ….

O povo e as coisas do Cerrado são assim, um sendo sem ser. Eu explico: a carne de sol vai se maturando na salmora, sem nunca ir ao sol para se dissecar. O pequi na safra é o sol a pino, vistoso, próximo, amarelo vivo, quase ouro. Já na entressafra é o sol poente, longe! Com seu povo contemplando o horizonte, aguardando sua luz chegar. Dis-safra.

Essa gente do sertão, que muito aparenta rudez, ignorância, ardor e amargor são doces, meigas, puras e amorosas. Agora misture gente, carne de sol e pequi. Acrescente uma pitada de pimenta para dar ardência.

Strogonoff do Cerrado: José Janser- Solar do Sertão – Montes Claros MG

Hoje vamos de strogonoff de carne de sol com lascas de pequi acompanhado de chipes de banana verde e patê de pimenta saborizado com pequi.

Bom apetite com uma Vista Alegre pro santo.

Este prato é servido no Solar do Sertão em Montes Claros.

*Receita e crônica de José Janser Freire Santana, cronista, nascido em Araçuaí-MG, apaixonado pelas coisas simples e gostosas do interior, e colaborador do Territórios Gastronômicos do Norte de Minas

Pintura e fotos de Marcos Douglas R. Antunes

Mapa do Território Gastronômico do Cerrado em Minas Gerais

EA/TG – CERRADO

O município de Montes Claros está localizado no Sub-Território Cerrado/Pequi

EA/TG – CERRADO/PEQUI

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
487
Article Categories:
ColunaSabores de Minas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments