Bolinho de tilápia: Petiscos de boteco - Territórios Gastronômicos

Bolinho de tilápia: Petiscos de boteco

Uma ótima opção para quem não abre mão de seus petiscos de boteco na semana santa é o bolinho de tilápia. Confira a receita que vem do município de Pimenta que está localizado no Território Mantiqueira/Lagos na região de Furnas

Uma ótima opção para quem não abre mão de seus petiscos de boteco na semana santa é o bolinho de tilápia. Confira a receita que vem do município de Pimenta que está localizado no Território Mantiqueira/Lagos na região de Furnas

Veja outras receitas de petiscos dos botecos de Minas Gerais:

Surubim ao molho de siriguela

Bolinho frito de cascudo

Bolinho de Tilápia

Da Série: Petiscos dos Botecos de Minas Gerais*

Ingredientes:

  • 500 g de filé de tilápia
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de farinha de rosca
  • Tempero a gosto
  • Azeite
  • óleo para fritar

Preparo:

Levar ao fogo uma frigideira antiaderente untada com azeite

Grelhar os filés de tilápia

Retirar da frigideira e, com um garfo, despedaçar o peixe de modo que a carne fique bem triturada

Em uma vasilha pôr o peixe o ovo, as farinhas e o tempero

Com as mãos amassar a mistura até ficar homogênea

Fazer bolinhas e fritar no óleo quente

Bolinhos de Tilápia: Receitas de Pimenta-MG

*Receita fornecida por Rejane Júlia de Oliveira Reis, do distrito de Santo Hilário em Pimenta para a Revista Sabores de Minas – Roteiros Gastronômicos

Gostosura de Tira-Gosto

Distrito de Pimenta, Santo Hilário é um dos lugares mais procurados por turistas que vão à cidade. Erguido às margens da represa de Furnas e emoldurado pela serra de Pimenta, o lugarejo de apenas 70 habitantes encanta pelo sossego.

Nos finais de semana, os chamados ranchos- casas de temporada próximas ao lago – são cobiçadas e fazem o ritmo do local ficar um pouco mais agitado.

Nascida no distrito, Rejane Júlia de Oliveira Reis começou sua vida na cozinha preparando comida para o pessoal que chegava para se hospedar nesses ranchos.

Aqui todo mundo trabalha com turismo. Santo Hilário já teve um comércio forte, mas depois que foi alagado pela represa, muita gente foi embora e hoje a atividade principal é a turística mesmo”, conta.

Há quatro anos Rejane decidiu se aventurar em seu próprio bar batizado de Cantinho Mineiro. Para isso, transformou sua sala de visitas no salão e agora a casa é dividida com o estabelecimento.

Abro todos os dias e quando está fechado o povo já sabe onde me encontrar”.

Entre as boas pedidas do bar estão os tira-gostos de peixe, com destaque para o peixe frito com creme de milho e os bolinhos.

O segredo para tamanha gostosura ela tem na ponta da língua: “Carinho não pode faltar”. A gente concorda e assina embaixo.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o distrito de Santo Hilário no município de Pimenta está localizado no Território Mantiqueira/Lagos

EA/TG – MANTIQUEIRA/LAGOS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments