Comida, memória e afeto: Brevidade - Territórios Gastronômicos

Comida, memória e afeto: Brevidade

Acompanhe uma nova publicação das melhores receitas mineiras, garimpadas no livro Comida, memória e afeto- Minas Gerais 300 anos. Confira a Brevidade

Acompanhe uma nova publicação das melhores receitas mineiras, garimpadas no livro Comida, memória e afeto- Minas Gerais 300 anos. Confira a Brevidade

Brevidade

Livro Comida, memória e afeto – Minas Gerais 300 Anos

Para celebrar os 300 anos de Minas Gerais, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – Núcleo Minas Gerais idealizou uma publicação com histórias e receitas culinárias, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais – Consea-MG, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9a Região, a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e a Universidade Federal de Viçosa – UFV, aceitaram o convite para a realização conjunta do livro com registros afetivos de comidas marcantes, cheias de emoção e saudade. “Comida, memória e afeto: Minas Gerais 300 anos” reúne contribuições de mineiros e mineiras de várias regiões do estado. A maior parte dos 17 microterritórios que compõem Minas Gerais está representada no livro.

Trata-se de um livro que cultua a “comida de verdade”, as receitas de família, as diversidades regionais, a cozinha de quintal, trazendo receitas e modos de fazer singelos, mas que traduzem os melhores sabores e saberes tradicionais dos fogões e fornos de toda Minas Gerais.

Veja também: Biscoito Mineirão da Vovó

O Livro Comida, memória e afeto- Minas 300 Anos é uma realização coletiva, tendo à frente na coordenação dos trabalhos, Desirée Ruas, Thaís Marquezine, Anabele Pires e Melissa Araújo, que contaram com a participação de vários colaboradores e parceiros que presentearam o público com esse afago carinhoso de nossas cozinhas.

Brevidade

Por: Luciana Raimundi Campos*

Foto: Luciana Raimundi Campos

“Receita da minha avó que foi passada para minha mãe. Além de ser muito gostosa, faz parte do café nas tardes de domingo em família no sítio. Às vezes, até no meio da semana, recebo este mimo com muito carinho: um pedaço de brevidade para deixar meu café muito bem acompanhado”

Receita:

Ingredientes:

  • 5 ovos
  • 20 colheres de açúcar
  • 20 colheres de polvilho doce
  • 1 colher de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata as claras em neve, depois misture as gemas, misture o acúcar, depois misture o polvilho e bata bem. Depois de bater bem a massa até formar bolhas, adicione o fermento em pó e coloque para assar.

Tempo de preparo:

60 minutos aproximadamente

Utensílios e equipamentos:

Forno comum

Dica: É importante, para que a brevidade fique perfeita, bater bastante a massa e só abrir o forno quando estiver assada.

*Receita e história envidas por Luciana Raimundi Campos – Ponte Nova-MG – Microterritório Caparaó

(Território Mantiqueira/Doces Montanhas, de acordo com o Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais)

EA/TG- MANTIQUEIRA/DOCES MONTANHAS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments