Quentão com café especial - Territórios Gastronômicos

Quentão com café especial

Para celebrar o mês de junho, aprenda a preparar um drink com especiarias para espantar o frio. A dica é do Coffee&Joy.

Quentão com café especial

Para celebrar o mês de junho, aprenda a preparar um drink com especiarias para espantar o frio. A dica é do Coffee&Joy.

Por Débora Reis, Coffee&Joy*

Não existe festa junina sem uma panela cheia de quentão. Esse drink tradicional é uma receita muito aromática e com sabor bem marcante que espanta qualquer frio. Normalmente, o quentão é feito com vinho. A nossa versão leva cachaça e a nossa bebida favorita: o café especial.

Se não existe festa junina sem quentão, aqui na Coffee&Joy não existe festa junina sem café especial. Todo ano criamos receitas juninas com café e fazemos releituras, como essa de quentão de café.

Aprenda a preparar também o frapê junino.

Por ser uma bebida aromática, o café especial tem notas sensoriais que combinam com comidas típicas de festa junina como doce de leite, paçoca e outras delícias.

Já o quentão, outra bebida bastante aromática, combinou muito bem com o nosso café especial. Você está prestes a conhecer o quentão mais quente (rs) e turbinado que você já viu: rico em sabor, aroma e ainda de quebra, cheio de energia da cafeína do café especial.

Quentão com café especial

Café de perfil frutado

Para essa receita, escolhemos usar o café Aquarela. Ele é um café frutado com notas de chocolate, limão siciliano e frutas cristalizadas, harmonização perfeita com as especiarias do nosso quentão.

Rapadura no lugar do açúcar

Com o objetivo de deixar o quentão de café com ainda mais cara de festa junina, substituímos o açúcar (que normalmente vai no quentão) pela rapadura em barra. A doçura da rapadura com o gostinho de cana-de-açúcar deu a base doce e gostosa na medida certa.

Quentão com café especial

Quentão com café especial

Ingredientes:
Rapadura quebrada: 1/2 xícara
Casca de canela: 1
Cravos da Índia: 6
Gengibre: 3 rodelas
Laranja: 1 rodela
Água filtrada: 100ml
Cachaça: 50ml
Limão: 1
Café especial de perfil frutado pronto: 300ml

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a rapadura, a canela, os cravos, o gengibre, a laranja, 100ml da água e leve para ferver.

Assim que a rapadura derreter e o aroma estiver maravilhoso, abaixe o fogo e coloque a cachaça. Deixe em fogo baixo por 1 minuto. Em seguida, coloque o suco de 1 limão espremido. Tire do fogo após 30 segundos.

Em uma jarra, coloque 300ml de café e coe a mistura do quentão por cima do café. Misture e sirva com uma casca de canela.

Enjoy!

Conteúdo originalmente publicado em Coffee&Joy: Receita de quentão com café – drink com especiarias para espantar o frio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
492
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments