Fubá Branco: O sabor delicado do milho

O grande alimento do povo durante o ciclo do ouro, o fubá proveniente do milho começa a fazer parte da alimentação brasileira por influência dos portugueses no século XVIII. Foram os tropeiros viajantes que incluíram o ingrediente nas refeições da colônia. A escritora Caloca Fernandes, descreve em seu livro Viagens Gastronômicas através do Brasil este momento decisivo na história da gastronomia brasileira. “Sob a forma de fubá, palavra herdada dos africanos para designar farinha, passa a alimentar viajantes e tropeiros, substituindo muitas vezes a farinha de mandioca nos tonéis.”.

Na História da Gastronomia brasileira têm-se registro de misturas das culinárias indígenas, africanas e portuguesas, estas que trouxeram a nós o complexo alimentar do milho com as típicas receitas de polenta, mingau, broa de fubá, pamonhas e quitutes.

Fubá Branco

É em Minas Gerais, precisamente em Barbacena, no território do Campo das Vertentes, que o Fubá branco é um alimento ícone preservado da gastronomia mineira. Facilmente encontrado nas feiras livres da cidade, produtores e feirantes mantém a tradição desde o plantio a moagem.

Sebastião Soares de Melo, de 59 anos, é conhecido na região como ‘Tião do Fubá’, há 30 anos trabalha com a venda de fubá amarelo e branco – tradicional na região, em sua Kombi.

Assim como ele, Benedito do Vale Condé, de 81 anos, sai todos os domingos do município de Alfredo Vasconcelos para ir à feira livre em Barbacena, na Avenida Olegário Maciel, vender o tão requisitado fubá branco de moinho de água, que por algum tempo esteve escasso por falta de chuva.

Benedito do Vale Condé (Foto: Ana Sandim)

Segundo Condé, a falta das águas quase o fez perder sua freguesia. “Sem chuva há mais de cinco meses, quase perdi minha freguesia. O povo vinha compra fubá eu não tinha a quantidade.”, desabafa o feirante que necessita de água para colocar o moinho em funcionamento.

Para a produção do fubá, os moinhos d’água são imprescindíveis: “O fubá de moinho d’água trabalha lentamente e não deixa o fubá esquentar”, explica Condé, que ressalta: “Não fica gosto amargo.”.

Tião do Fubá que produz a farinha na região de Lavrinha, usou da sua experiência para lidar com a falta da água: “Usando nossa esperteza (risos) vamos soltando aos pouquinhos a água para colocar o moinho para funcionar. O que não pode é ficar sem o fubá.”, explica.

Tião do Fubá (Foto: Ana Sandim)

Fubá Amarelo X Fubá Branco: Qual a diferença?

Questionado a diferença entre os produtos, Benedito brinca: “O amarelo é mais comum e barato (R$1,80 o kg), já o branco é diferenciado, mais difícil, por isso é mais caro (R$2,50 kg). Essa é a diferença deles.”.

Brincadeiras à parte, Condé explica que o fubá branco é mais caro e diferenciado sim, mas o que o torna o predileto entre os clientes é o sabor mais delicado, “os clientes fala né!”.

O milho branco é colhido imaturamente e muitas vezes é tratado como um vegetal ao invés de grão. De cor branca, ligeiramente amarelado, o grão possui sabor mais delicado, por ter em sua composição mais açúcar que amido.

Por não ter um vocação de grande produção e depender de pequenos produtores, o fubá branco só pode ser encontrado quando existe uma aproximação entre o produtor e o consumidor. É preciso valorizar o processo artesanal de plantio e moagem do milho para que essa tradição não se perca.

Por Ana Sandim
(Matéria publicada em 2016)

Territórios Gastronômicos

Posts Recentes

Macarrão com Molho de Linguiça Toscana

Essa receita de macarrão com molho de linguiça toscana une o charme do Macarrão de…

2 semanas atrás

Doença Celíaca é coisa séria

Retirar o glúten da dieta alimentar é a única forma de tratar a Doença Celíaca.…

2 semanas atrás

Macarrão com shitake

A Marca Renata traz essa receita que combina a textura do macarrão com o sabor…

3 semanas atrás

Receita especial de poke para amenizar os desconfortos da TPM

Consultora em nutrição da Mana Poke Thaís Graça preparou uma receita de poke havaiano composta…

3 semanas atrás

Dieta e estilo de vida para equilibrar a Síndrome do Ovário Policístico

Entenda como a alimentação e o estilo de vida podem ajudar a equilibrar seus hormônios…

3 semanas atrás

Território Vegano: Cuscuz

Uma salada leve e saborosa que vai te satisfazer por horas. Você precisa experimentar essa…

3 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!