Feira Aproxima deste sábado (29) homenageia Dona Lucinha

Festival traz diversas atrações gastronômicas, valorizando pequenos produtores e o meio-ambiente.

Por Augusto Albertini*

Neste sábado (29), em Belo Horizonte, o estacionamento do piso Mariana (portaria M) do BH Shopping receberá a feira do projeto Aproxima, um dos principais eventos de valorização da produção local, economia familiar e gastronomia mineira da capital.

Esta edição fará uma homenagem à Dona Lucinha, que faleceu em abril deste ano. Ela foi uma das grandes personagens da gastronomia de Minas Gerais, responsável por dar destaque nacional e internacional à comida mineira.

Veja Também: Feira do Projeto Aproxima valoriza os produtores mineiros

Os chefs Ederson Campos, Cidinha Lamounier, Rosilene Campolina (Portal Chefachef), Luan Santos (Benzo Deus e GastroUna), Eduardo Avelar(Territórios Gastronômicos), e Elmo Barra farão o menu da feira com diversas delícias que fazem parte do livro de receitas de Dona Lucinha: Pão de Queijo do Serro, Feijão tropeiro com carne de panela; fubá suado; costelinha de porco com cama de angu de ora-pró-nobis com rapadura; Cubos de Lombo de Panela com farofa de fubá torrado, dentre outras. Já o Madri Massas fará uma versão dos pratos para os veganos.

Entre os expositores desta edição, estarão presentes o restaurante Maria das Tranças, com o frango ao molho pardo; Sítio Juranda Frutas Vermelhas, com sucos e frutas congeladas; Ateliê de doces Tânia Rocha, com bolos e tortas; Würscha, com pão de linguiça com queijo do serro e molhos; Instituto Mani, com balas delícia; Fruis; Sorveteria Universal; e a Pitza 1780 que fará uma edição especial de pizza com rabada e agrião. Para quem gosta de cerveja artesanal, as cervejarias participantes serão a Norka, São Sebastião e Capa Preta.

Também haverá apresentações de cordel, quadrilha e seresta, além de barracas com artigos típicos de pequenos produtores do Serro, como a cerveja Serrobier e a Confraria das Cachaças com drinks e rótulos de produtores da região, e quitandas.

E concluindo a etapa de homenagens, uma grande barraca do restaurante Dona Lucinha comandada pela sua filha Márcia Nunes, estará instalada na feira vendendo as delícias que ela fazia – canjica, quentão, doces – e seus livros de receita. Neste espaço também será a lançada a cerveja Falke Dona Lucinha.

Além das principais atrações, haverá a barraca de sustentabilidade com expositoras vendendo diversos produtos feitos com materiais ambientalmente corretos.

As famílias que quiserem levar crianças poderão contar com a Vila Kids, com oficinas, brincadeiras e outras atividades gratuitas para criança de zero a três anos anos.

Feira Aproxima

29 de junho (Sábado)
Estacionamento Piso Mariana – Portaria M – BH Shopping
De 10h às 17h
Entrada gratuita.

(Foto: Divulgação / Projeto Aproxima)

Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
224
Article Categories:
Uncategorized