Você pode ajudar a escolher a melhor cachaça do Brasil - Territórios Gastronômicos

Você pode ajudar a escolher a melhor cachaça do Brasil

Cúpula da Cachaça se reunirá pela quarta vez para eleger as melhores cachaças do ano.

Por Augusto Albertini

O último trimestre de 2019 se aproxima, e está trazendo as premiações anuais. Os especialistas da Cúpula da Cachaça irão se reunir pela quarta vez para decidir qual rótulo da bebida é a melhor do ano. Para tomar esta decisão, eles irão contar com a ajuda do público, que poderá escolher os 250 finalistas do ranking.

O evento é dividido em três etapas, na primeira o público poderá votar em três opções entre os milhares de rótulos existentes no Brasil. Os 250 melhores colocados irão avançar para a fase seguinte, e a lista dos classificados será divulgada no site e nas redes sociais da Cúpula da Cachaça.

Veja Também: Como utilizar os cinco sentidos para degustar uma cachaça

A segunda etapa será decidida de acordo com a seleção de 40 especialistas, sem vínculos com nenhuma marca, eles irão escolher os 50 melhores concorrentes que irão para a última etapa do torneio.

A fase final será decidida pela Cúpula da Cachaça, que durante três dias irá se reunir para fazer degustações às cegas. As finalistas serão transferidas para garrafas padronizadas e terão o rótulo substituído por numerações de 1 a 50. As notas dadas pelos cúpulos passarão por um tratamento estatístico, e serão divididos em três categorias: cachaças que não passam por madeira; cachaças armazenadas e envelhecidas; cachaças premium e extra-premium. Aquela que receber a melhor média de pontuação será reconhecida como a melhor de 2019.

A primeira etapa teve início do dia 13 de setembro, o público pode votar nas cachaças favoritas pelo site da Cúpula da Cachaça. O resultado do evento está previsto para ser divulgado no início de 2020.

O objetivo do evento é valorizar a produção de cachaças nacionais e fomentar a qualidade do destilado fabricado no Brasil.

A Cúpula da Cachaça

O grupo surgiu em 2013 com o objetivo de assimilar e dividir conhecimentos sobre a cachaça. Atualmente eles são responsáveis pela publicação da Cachaça em Revista, e pela organização do ranking das melhores cachaças do Brasil.

A Cúpula da Cachaça integra a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, do Ministério da Agricultura, que visa dar apoio às causas dos produtores e consumidores do produto.

(Foto de Capa: Reprodução/ Cúpula da Cachaça)

Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
1676
Article Categories:
Acontece

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evandro Oliveira

A disputa pela melhor cachaça é curiosa e boa… conheço MUITAS de Minas Gerais… não é somente por ser natural de MG, mas aqui tem o DNA da cachaça. Já degustei MUITAS cachaças ÓTIMAS de fora de MG … mas ainda prefiro as daqui. Agora, que tem muita cachaça MINEIRA, legítima e “famosinha”, que navega na fama e “lendas urbanas”, e que ficam MUITO ATRÁS de algumas que conheço, não tenho NENHUMA DÚVIDA… este provo que fica “cravando” que a cachaça A ou B é a melhor, é porque não bebe ou não sabe o que é cachaça de verdade. #AquitemCachaça !

Evandro Oliveira

P. S. Eu mesmo conheço umas DEZ “melhores” cachaças da face da Terra. rsrsrs

Tulio Pessoa

A melhor cachaça é a Havana de salinas, aliás de Matrona povoado ao lado. Terra da mulher do cachaçares… Coincidência??