Mestra Elzinha conquista Milho Verde (MG) com gastronomia quilombola

Maria Elza Camilo foi uma das sensações do Festival Sabores do Queijo, em Milho Verde (MG)

Por Augusto Albertini

O Festival Sabores do Queijo encerrou nesta semana, e já deixou saudades. Durante o mês de outubro, várias atrações gastronômicas e personagens memoráveis fizeram deste evento um acontecimento bastante especial para o município do Serro e também para o distrito de Milho Verde, em Minas Gerais.

Entre os diversos personagens inesquecíveis, está a Mestra Maria Elza Camilo, natural da comunidade quilombola de Baú (MG). Ela está à frente da Erlinda Cozinha Quilombola, no distrito de Milho Verde, onde ela faz diversas delícias ligadas à suas origens, como: angu doce, cubu, vaca atolada, doce de mamão verde, bolo de fubá, e muitos outros.

Elzinha começou a trabalhar cedo, aos 12 anos de idade ela já prestava diversos serviços domésticos. Durante toda sua jornada profissional, ela adquiriu diversos conhecimentos sobre gastronomia, e anos mais tarde surgiu o sonho de comandar a própria cozinha.

Ela contou com a ajuda de mulheres de sua comunidade que ofereceram diversos conhecimentos, serviços e recursos para tornar o sonho dela em realidade. Aos 47 anos, Elzinha conseguiu materializar tudo o que desejava, e inaugurou a Erlinda Cozinha Quilombola, o nome do empreendimento é uma homenagem à mãe dela, que a ensinou cozinhar.

Tivemos a felicidade de encontrá-la pessoalmente durante a nossa caminhada por Milho Verde, e de quebra, ela ainda nos ensinou como ela faz o delicioso fubá suado, confira:

Se liga na dica do Chef Eduardo Avelar e passa na Erlinda Cozinha Quilombola conhecer a Elza e comer o fubá suado feito com carinho por ela com muito queijo do Serro..A @erlindacozinha fica em Milho Verde próximo a igreja do Rosário e o local é facilmente localizado através das placas e informações de qualquer morador 😄.Quem não conseguiu comer o Fubá Suado da Elza no 1° Festival Sabores do Queijo em 🌽 pode visitar sua cozinha e experimentar essa iguaria da culinária local 😋👏🏼..Vem pro 1° Festival Sabores do Queijo 🧀.Saiba mais sobre 🌽⤵️@milhoverdeoficial..🎥 por Michel Becheleni @rupestree

Publicado por Festival Sabores do Queijo em Sexta-feira, 11 de outubro de 2019

(Foto de Capa: Michel Becheleni / @rupestree)

Augusto Albertini
Jornalista e Colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
1643
Article Categories:
Chefs e Mestres