Frango caipira é tema de festival em São Gonçalo do Rio das Pedras (MG) - Territórios Gastronômicos

Frango caipira é tema de festival em São Gonçalo do Rio das Pedras (MG)

Festival de Frango Caipira ocorre em novembro e está chegando a sua 14ª edição.

Por Augusto Albertini

O mês de novembro está aproximando, e as atrações gastronômicas do mês já estão começando a serem anunciadas. No próximo fim de semana, o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, em Minas Gerais, receberá a 14ª edição do Festival de Frango Caipira, entre os dias 1 a 3.

Como todo ingrediente consagrado da cozinha caipira, o frango também é bastante apreciado na gastronomia mineira. Deliciosos pratos como o frango com quiabo, ou ao molho pardo, são algumas das atrações que o festival irá explorar.

Restaurante do Sossego terá Frango com Jurubeba acompanhado de Arroz branco e Angu de moinho de Pedra (Foto: Divulgação)

Mas não para por aí, além das receitas tradicionais, outras misturas, ingredientes e temperos farão parte do cardápio do evento. Ao todo serão oito bares e restaurantes participantes que irão servir pratos exclusivos para o evento.

Entre os estabelecimentos participantes estão: Bar e restaurantes do Ademil, Bar do Pescoço, Bar e Restaurante da Jovelina, Bar Desembarque Real, Bar da Ponte, Restaurante do Sossego, Restaurante e Pousada Recanto Real e a Pousada do Capão.

Bar Desembarque Real terá Galinhada com ervas, salada crespa, melado de cana e queijo maturado (Foto: Divulgação)

A abertura do evento ocorre no Centro Comunitário de São Gonçalo do Rio das Pedras, que terá oficina gastronômica e degustação de frango ao vinho de jaboticaba, creme de manga e farofa de açafrão, conhecido como “Cocó Xonado”.

O Centro Comunitário também receberá atrações no sábado. Às 12h haverá a Feira Econômica Solidária, com quitutes, artesanato, queijos, cerveja artesanal, cachaças, além de muita música ao vivo.

A programação dos restaurantes segue durante os três dias de evento. Para mais informações, acesse o instagram do festival: @festival.frangocaipiradesg.

Sobre o distrito

São Gonçalo do Rio das Pedras (Foto: Flickr / Jay Woodworth)

São Gonçalo do Rio das Pedras é um distrito do Serro, um dos destinos mais encantadores de Minas Gerais. O local abriga diversas atrações turísticas, como construções históricas coloniais e paisagens naturais.

Além do município do Serro, o distrito é próximo à outros locais que vale a pena conhecer, como Milho Verde e Diamantina. A região ainda é próxima do belíssimo Pico do Itambé, uma paisagem natural bastante elevada, que é um dos pontos mais chamativos da Serra do Espinhaço.

(Foto de Capa: Divulgação)

Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 1
Views:
2363
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments