Flores de Ilicínea Cafés Especiais

Surge uma nova marca de cafés especiais, produzidos por mulheres que primam pela excelência na qualidade da bebida e especialmente nas praticas sustentáveis em todo o processo de produção. Quem nos conta tudo é a colunista do Territórios Lilian Trigolo que também é uma das produtoras dessa nova jóia gastronômica de Minas.

Surge uma nova marca de cafés especiais, produzidos por mulheres que primam pela excelência na qualidade da bebida e especialmente nas praticas sustentáveis em todo o processo de produção. Quem nos conta tudo é a colunista do Territórios Lilian Trigolo que também é uma das produtoras dessa nova jóia gastronômica de Minas.

Por Lilian Trigolo*  

Ano passado vimos o mundo se mudar rapidamente diante de nossos olhos com o covid-19, e como todos, nós também pequenas cafeicultoras sofremos o impacto diante deste cenário incerto, e nos reinventamos unindo forças para criar a nossa própria marca de cafés especiais.

Eu que estive nesses últimos 5 anos trabalhando intensamente fora da porteira em diversos setores do mercado cafeeiro, me voltei a pequena produção de cafés que tenho com o meu marido há 10 anos em Ilicínea no Sul de Minas Gerais e junto com a minha amiga, vizinha de sítio e também cafeicultora Márcia Amaral que faz um trabalho incrível dentro da porteira lançamos a marca Flores de Ilicínea Cafés Especiais.

Veja uma deliciosa receita de Tiramissu com o Café Flores de Ilicínea

As cafeicultoras Marcia e Lilian

Levamos através da nossa marca e embalagens um pouco da nossa essência e história Lilian Trigolo (Sítio São José) e Márcia Amaral (Sítio São Judas Tadeu), buscando  não apenas levar a excelência na qualidade da bebida ao consumidor e coffee lovers,mas também fortalecer essa conexão direta com o consumidor trazendo uma linguagem simples e direta de todo o processo do grão à xícara, visando práticas sustentáveis no que diz respeito a preservação da natureza e de todas as pessoas envolvidas na produção. 

O café Flores de Ilicínea foi lançado em novembro do ano passado, passamos os últimos meses antes do lançamento nos dedicando em cada processo, especialmente na seleção dos grãos, que  foram selecionados parte por mim e parte pela minha parceira Márcia Amaral, levando aos consumidores e apaixonados por cafés especiais um café 100% arábica de origem única e com extrema qualidade.

Uma explosão de sabores

Nosso lote atual disponível de cultivar(variedade) Catucaí Amarelo de 87 pontos, apresentou uma explosão de sabores na xícara com notas de Mel, Melão, Amêndoas, Tangerina e Lima, com uma acidez equilibrada e uma finalização longa e doce, inclusive este lote ficou em 5º lugar em um concurso de cafés especiais da nossa região representado pela nossa parceira  e cafeicultora Márcia Amaral, ressaltando toda a força das mulheres no campo.

Nosso objetivo com a marca era também fazer uma singela homenagem com o nome Flores de Ilicínea não apenas  as belas flores e a natureza que cerca a nossa região de Ilicínea, mas especialmente homenagear todas as cafeicultoras e mulheres que se dedicam diariamente dentro e fora da porteira, a nossa admiração e inspiração a todas essas mulheres corajosas e resilientes que não desistem de seus objetivos, mesmo diante a tantos obstáculos, se reinventam e buscam em cada dificuldade um aprendizado para evoluir e conquistar seus sonhos. 

Faz 2 meses e meio que estamos no mercado com a nossa marca,e apesar de todas as adversidades com a pandemia estamos felizes e agradecidas pelo caminho que estamos construindo e levando através da nossa marca buscando esse relacionamento mais próximo de quem produz a quem consome, além de compartilhar toda a nossa paixão por esses grãos!!

Para os apaixonados por cafés especiais, ou para aqueles que ainda não conhecem o mercado de cafés especiais, faço um convite especial…..

Venha explorar esse universo, permita-se conhecer novos sabores e aromas, tenha uma experiência sensorial única e conheça a história por trás de cada xícara de café, vocês irão descobrir que aquele simples ritual diário no preparo do nosso cafezinho pode se tornar ainda mais especial e diferenciado depois de embarcarem nesta jornada do café especial.

Instagram:

@floresdeilicineacafes

@liliantrigolo

@marciajpphjuju

*Lilian Trigolo-Coffee Lover- Cafeicultora, Colunista da Coluna Pausa para o Cafezinho do Blog do Madeira e Jornal Folha de Varginha e uma das criadoras da marca  Flores de Ilicínea Cafés Especiais.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: O município de Ilicínea está localizado no Território Mantiqueira/Lagos

EA/TG – MANTIQUEIRA/LAGOS

Veja outra coluna da Lilian Trigolo sobre cafés

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.