Sabores do Vale: 3 deliciosos drinks com café - Territórios Gastronômicos

Sabores do Vale: 3 deliciosos drinks com café

Acompanhe mais uma coluna Sabores do Vale, de nossa colaboradora do Território da Mantiqueira, Izabelle Carli e aprenda 3 deliciosos drinks com café para curtir o carnaval

Acompanhe mais uma coluna Sabores do Vale, de nossa colaboradora do Território da Mantiqueira, Izabelle Carli e aprenda 3 deliciosos drinks com café para curtir o carnaval

Veja também: Sabores do Vale – Vivencie a rota turística do café em Santa Rita do Sapucaí

Carnaval com café é mais gostoso!

Por: Izabelle Carli*

Anna Openheimer, criadora do Cafetelier, Q-Arábia Grader, especialista em cafés especiais

Hoje já vou começar com spoiler! É carnaval, ainda estamos passando por momentos complicados devido à pandemia mas nada impede que a gente se divirta tomando deliciosos drinks à base de café, sugeridos pela Anna Openheimer, do Cafetelier, um lugar super charmoso de Santa Rita do Sapucaí onde acontecem experiências incríveis com café.

Mas , vamos por partes.

Estamos sempre falando de cafés especiais mas nos esquecemos de que existe um monte de palavras novas para muita gente, a “whole new world” inclusive para mim, que fui fazer um curso básico de degustação de cafés e ando pesquisando sobre o assunto.

Bom, aí aprendemos quais são as características de um café especial ( já falamos em uma coluna anterior mas repetimos aqui: segundo a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA ( Specialty Coffee Association), café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia ( que vai até 100 ). São avaliados os seguintes atributos: fragrância/aroma; ausência de defeitos; doçura; sabor; acidez; corpo; finalização, harmonia. O café especial possui características únicas e é impossível não sentir a diferença entre ele e o café tradicional).

E neste universo de cafés especiais começamos também a ouvir palavras e expressões como terroir, Mantiqueira da Minas, Qgrader, métodos de extração e por aí vai. Curiosos que somos, procuramos aprender com os especialistas, e um deles é a Anna, que criou o projeto do Cafetelier quando estudava arquitetura em Ouro Preto. De volta a Santa Rita, e seguindo os passos do pai, que já era um Qgrader ( mais um termo novo para aprender! ), deu nova visibilidade e importância ao café produzido no sítio da família, o Sítio Dois Irmãos. Especialista em torra de café, ela foi aprimorando técnicas para colher grãos especiais, valorizando a qualidade da bebida.

O Cafetelier é um laboratório de seleção e fornecimento de nano lotes de cafés para torras experimentais, artesanais ou caseiras, lá eles fazem a análise dos lotes e preparam o café para comercialização.

Bom, e sobre os novos termos, vamos começar por alguns deles.:

Além de ser um espaço super charmoso para visitar, o Cafetelier promove mini cursos e experiências como a que vai acontecer agora, dia 28, em pleno carnaval, sobre Ritual e Métodos de Extração de cafés especiais ( @cafeteliermg ). No site você encontra dicas, receitas, a programação de cursos e textos super bacanas sobre o mundo do café ( https://www.cafetelier.com.br/ ).

  • Um terroir é formado por um conjunto de fatores que influenciam na produção do café, como o solo, o relevo, a temperatura e até mesmo a influência humana nesse processo agrícola e no que ocorre após a colheita com os grãos. O terroir do sul de Minas é de clima ameno, cuja a vegetação característica é a Mata Atlântica e o relevo é bem variado, predominando as serras e cadeias montanhosas. A economia é basicamente agrícola, com destaque para a produção do café.
  • Mantiqueira de Minas: Conhecida por região de cafés raros e surpreendentes, a Mantiqueira de Minas fica situada no sul do estado de Minas Gerais. Nosso município de Santa Rita do Sapucaí faz parte da delimitação e temos orgulho em produzir este elixir de brasilidade. Desde 2011, a região foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) por uma reputação primorosa na produção de cafés e no desejo por excelência nas xícaras. A região foi reconhecida pelo INPI e passou a ser Denominação de Origem (DO), onde produzimos café verde em grãos ou industrializado (torrado ou moído). Esta conquista significa que o trabalho de 8200* produtores rurais sendo 82% pequenas produções familiares foi reconhecido ainda mais por todo o mundo!
  • QGrader – É uma pessoa certificada pelo Coffee Quality Institute (CQI, Instituto de Qualidade do Café) como capaz de analisar o café arábica através do olfato e do paladar – algo normalmente chamado de “degustação”. Para se tornar um QGrader a pessoa participa de um treinamento intenso, em laboratórios especiais certificados, onde aprende habilidades olfativas (análise olfativa) e de análise sensorial, bem como protocolos de degustação, como triangular cafés (encontre o “estranho” entre três cafés), como combinar ácidos orgânicos e como identificar de amostras.
  • Desafio de Torra – evento que visa promover o relacionamento entre todas as partes da cadeia do café, com o objetivo de promover trocas de conhecimento através do Desafio de torra. 30 Micro Torrefações Brasileiras recebem 3 cafés e desenvolvem 1 origem única e 1 blend para espresso. Os 3 primeiros colocados de cada categoria apresentam o resultado do seu trabalho na Semana Internacional do Café.

Você também pode experimentar o café da marca

Bom , então vamos nos deliciar com as receitas do Cafetelier para o carnaval. Com moderação!

Cold Brew é um método de extração de café a frio, uma mistura de café com água fria, que é filtrada após uma infusão de, no mínimo, 12 horas. O resultado é um café com sabor refrescante, adocicado e cremoso. O Cafetelier produz seu próprio cold brew, mas você também pode fazer o seu em casa!

  • Caip fruta

– 2 limões / 1 pêssego fresco / 1 kiwi

1 dose de cachaça prata

½ dose de xarope simples

gelo

1 dose de Cold Brew Cafetelier

Em um mixing glass colocar gelo, despejar o xarope, a cachaça e o suco de 1 e ½ limão e misture, coloque as frutas picadas no copo. Encher um copo baixo com pedras de gelo quebradas e despejar a mistura coada. Despejar o café por cima lentamente para permanecer no topo e decorar com uma fatia do limão.

  • Sunset café

– gelo

– chá de hibisco (temperado com mel ou não)

– suco de laranja natural

– 1 dose de tequila

– 30ml Cold Brew

Despeje o chá de hibisco já frio em um copo cheio de gelo, depois o suco de laranja devagar e por último a dose de Cold Brew. Decore a taça com folhas da coroa de um abacaxi.

  • Shot revigorante

– 200ml café coado

– 1 colher chá de mel

– 1/2 limão espremido

– pitada de gengibre em pó

Faça o café e acrescente os ingredientes seguintes, misture tudo e pronto! Cura até dor de amor.

-opção gelada (despejar em muitos cubos de gelo) ou quente.

Veja Também:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments